Agronegócio

Produção avícola utilizando o Sistema Dark House

  • whatsapp_image_2022_05_16_at_14_56_29

A diferença está no controle da luminosidade do galpão, de acordo com a fase de crescimento da ave. O sistema Dark House de produção para frangos de corte consiste na combinação de um específico programa de luz com um adequado programa de ventilação. 

 

As aves, neste sistema, passam a maior parte de seu confinamento em um ambiente escuro, sem contato com a luz natural. A intensidade da luz no galpão, feita de forma artificial, é controlada de acordo com a idade da ave, por meio de um programa específico e de um Dimmer (controlador digital).

 

Este sistema vem sendo muito adotado no Brasil, por proporcionar melhor conforto às aves. Em um ambiente escuro, as aves ficam mais calmas, comem menos e apresentam uma melhor conversão alimentar, se comparada à conversão de uma ave produzida no sistema convencional.

 

Este sistema, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, tem um custo mais baixo para o produtor do que o sistema de confinamento convencional de frangos. O Dark House possibilita o alojamento de mais aves por metro quadrado, cerca de 1,5 ave a mais.

 

Ambiente escuro

 

O sistema Dark House de produção de frangos de corte é bem conhecido e muito utilizado nos Estados Unidos. No Brasil, ele começou a ser implantado há poucos anos. 

 

Grande parte do sucesso do sistema Dark House vem de um correto programa de luz, um programa de ventilação adequado e de não realizar nenhuma adaptação no sistema. Quanto mais fiel for a implantação da tecnologia Dark House, melhores serão os resultados.

 

 

Texto adaptado de Avicultura Industrial

TELEFONES DE CONTATO
67.99973-2014
ENDEREÇO
ROD MS 462 KM 15, s/n | Zona Rural - 79150-000