A agricultura no Brasil é conhecida mundialmente por sua diversidade e potencial de produção. Além das tradicionais culturas de grãos como soja, milho e trigo, algumas espécies ainda são pouco exploradas, mas apresentam grandes vantagens para a sustentabilidade e rentabilidade das propriedades rurais.
Um exemplo é a aveia preta, uma espécie utilizada para pastagem de inverno, especialmente no Mato Grosso do Sul.
A aveia preta é uma excelente opção para ser cultivada no sistema de plantio direto, pois oferece diversos benefícios para o solo e para os animais que se alimentam dela.
Para obter sucesso na produção de aveia preta, algumas recomendações devem ser seguidas. É importante escolher sementes de qualidade, que sejam resistentes às principais doenças que afetam a cultura.
Além disso, o manejo correto do plantio, como o espaçamento, a profundidade de semeadura e o controle de plantas daninhas, é fundamental para garantir o bom estabelecimento da cultura.
Mas, como o plantio de aveia aqui no Mato Grosso do Sul ocorre entre março e maio, nós já estamos no final da nossa colheita aqui na Sapé Agro!
Nós utilizamos essa cultura para diversos fins:
1️⃣ Parte da produção para uso como semente no ano seguinte;
2️⃣ Venda para trato animal ou para outro produtor como semente;
3️⃣ Inclusão na alimentação do gado de corte e também na ração feita para os equinos.
Além disso, ela possui boa produção de massa verde, o que influencia no seu ponto de colheita para produção de silagem: deve ter 30 a 40% de matéria seca - caso você a faça!
⚠ No caso de colheita dos grãos, cabe ressaltar que é extremamente importante armazená-los corretamente e evitar que sejam molhados, pois adquirem coloração escura.