Um dos importantes agentes do processo de evolução da sojicultura brasileira foi a Embrapa, que tem desenvolvido desde novas cultivares adaptadas às condições climáticas das regiões produtores, como o Centro-Oeste.
Esse processo de consolidação da sojicultura na região foi fundamental para o desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva, incluindo investimentos privados e públicos em estruturas de armazenagem, unidades de processamento do grão e modais para transporte e exportação da soja e seus derivados.
Hoje, o Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores de soja do Brasil e
na safra 21/22, a áre de soja plantada no estado alcançou a marca de 3.748.042,72 hectares!
A região sul do MS detém 62,4% da área plantada do estado, e é a maior região produtora de grãos do Estado. Dentre os municípios que mais se destacam na produção de Soja está Maracaju, onde está localizada a Sapé Agro.
Além da oferta de empregos gerados, da receita e desenvolvimento atrelados à produção de soja, a atividade também proporciona ganhos ambientais, como a recomposição de áreas degradadas.
Aqui na Sapé Agro, a soja é uma das culturas produzidas, sendo a que ocupa maior área de cultivo e segunda colocada em faturamento bruto.