A plantação de soja começou a ganhar destaque na agricultura brasileira em meados dos anos 1960. Hoje, a cultura já é a mais produzida em todo o território nacional - ultrapassando até mesmo a cana de açúcar -, colocando o Brasil na segunda posição dos maiores produtores do grão, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A alta demanda do produto - tanto pela indústria quanto pelo mercado final - é um dos principais fatores que fazem com que a cultura da soja seja amplamente cultivada no Brasil.
Ocupando 56% da área total destinada ao plantio de grãos no Brasil, a soja é um produto versátil, rico em proteína, cujo principal destino é a composição de rações animais, principalmente de aves, suínos e bovinos, mas que também tem ingressado na dieta humana.
Do ponto de vista socioeconômico, a sojicultura é responsável pela geração de empregos no campo, pois possui uma demanda grande de trabalhadores nas lavouras, durante todo o período da safra.
O crescimento cada vez maior do cultivo de soja tem uma explicação simples: o grão apresenta inúmeras vantagens competitivas frente às demais culturas, que o tornam atrativo para o produtor brasileiro.
Quando deve ser feita a colheita?
Todas as etapas de cultivo da soja devem ser executadas com muito planejamento, uma vez que um passo mal executado pode prejudicar completamente a safra anual. Entretanto, a colheita é uma das etapas mais importantes para garantia da qualidade dos grãos. Isso porque a colheita, que ocorre de janeiro a abril na região centro-oeste, depende do ponto de maturidade e umidade das vagens.
Sendo assim, a identificação do momento ideal da colheita é capaz de prevenir perdas na lavoura, e deve ocorrer quando 95% das vagens estiverem maduras (estádio R8) e os grãos tiverem umidade entre 13 e 15%. Dessa maneira ocorrem menos danos mecânicos durante a colheita.
Alguns produtores ainda utilizam a técnica de dessecação do grão para acelerar o período de colheita, o que também possibilita o plantio em um período mais adequado.
O que fazer para obter o sucesso na colheita?
Alguns passos podem ser seguidos para se obter o maior ganho produtivo sobre a safra plantada no ano, e listamos eles logo abaixo:
1)Planejamento da safra
O planejamento da safra é o primeiro passo para uma colheita bem sucedida no final do período de cultivo, e deve envolver diversos processos. O agricultor deve escolher bem as cultivares, de acordo com as características do solo e clima da região, além de realizar o planejamento de fertilizantes e defensivos agrícolas que serão utilizados, sempre ponderando o melhor custo/benefício. As sementes escolhidas para a etapa de semeadura devem ser sementes de alta qualidade fisiológica, capazes de gerar plantas fortes, e o investimento em manejo integrado de pragas e doenças agrícolas é de extrema importância, uma vez que muitas doenças podem se instalar no fim do ciclo de cultura da soja.
2)Regulagem das máquinas colheitadeiras:
As máquinas, apesar de possuírem tecnologia específica para a colheita de soja, podem promover prejuízo às vagens quando estão mal reguladas. Por isso, é fundamental que o operador realize a verificação do maquinário antes de dar início ao processo:
- Velocidade da colhedora: deve estar entre 4 e 6,5 Km/h. Velocidades muito altas podem provocar quebra dos grãos colhidos.
- Barra de corte: deve estar ajustada a altura da planta. Se estiver muito alta, pode promover a debulha das vagens.
- Molinete: deve ter velocidade de rotação ajustada, para que não jogue os grãos para fora da recolhedora.
- Sensores: devem estar calibrados, permitindo um acompanhamento acurado do nível de umidade e volume dos grãos colhidos em cada talhão.
- Peneiras: responsáveis pela separação das vagens em tamanhos e pela limpeza final, devem ter os orifícios regulados para evitar perdas.
3)Armazenamento dos grãos
Os grãos devem ser armazenados em locais apropriados que permitam a preservação da qualidade e da quantidade da produção.
Os silos onde o grão será armazenado devem estar limpos e livres de impurezas, restos culturais da soja e de outros agentes com potencial contaminante, como fungos. Os grãos armazenados devem ser totalmente protegidos de fatores externos, como umidade, radiação solar e pragas urbanas para evitar a sua deterioração.
A finalização da safra da soja, após as etapas de colheita e armazenamento, é uma tarefa complexa, que envolve profissionais multidisciplinares. Porém, um bom planejamento do plantio e do momento de colheita, a regulagem das máquinas e o armazenamento adequado dos grãos são etapas determinantes na qualidade do produto final obtido.