Agronegócio

A pecuária não só pode como deve ser sustentável!

  • dsc_0289

Você sabia que a pecuária tem um papel fundamental na garantia da  sustentabilidade dos ecossistemas? Te explicamos!

 

Quando falamos de sustentabilidade, estamos falando da tomada de ações que garantem a longevidade da natureza e também a garantia do desenvolvimento social.

 

Através de práticas sustentáveis, como o aproveitamento de resíduos oriundos da produção, a alternância de pastagens com culturas agrícolas e uso de tecnologias que auxiliam no aumento da produção de carne e leite sem necessidade de expanção da área, é possível preservar a biodiversidade e reduzir a emissão de gases estufas.

 

O uso de tecnologias e sistemas de produção integrados otimizam o uso da terra e de recursos de forma geral, como a intensificação, a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e principalmente a Integração Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF).

 

A intensificação consiste em utilizar os insumos da melhor forma possível, com gestão e tecnologia, melhoria de técnicas de manejo e incremento da suplementação alimentar de forma a aumentar a produtividade da produção animal (@ produzidas/ha/ano).

 

Um estudo do Imaflora (2016) mostrou que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) reduziu em 50% por hectare e 90% por Kg de carne produzida com a intensificação, com a reforma das pastagens e implementação das boas práticas.

 

A ILPF integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área, de forma a buscar efeitos sinergéticos na produção. Neste sistema, as emissões são “sequestradas” pelas florestas. Tecnicamente, a combinação de árvores com lavoura e pecuária é chamada de sistema agrossilvipastoril.

 

A ILPF também contribui para a conservação do solo, da água e para o bem-estar animal. O plantio adequado de árvores de forma a permitir o desenvolvimento das forrageiras, contribui para a proteção do solo contra a erosão. As raízes das arvores também colaboram para a infiltração da água no solo.

 

Além disso, o uso de resíduos agrícolas e dejetos animais como adubo orgânico contribui para a economia circular, reduzindo a necessidade de insumos químicos e promovendo a reciclagem de nutrientes.

 

Na Sapé Agro, nós estamos comprometidos em desenvolver uma produção pecuária responsável e consciente, que respeita os animais e o meio ambiente.

 

Temos orgulho de promover uma pecuária mais sustentável e acreditamos que podemos, cada vez mais, garantir um futuro mais próspero e equilibrado para o nosso planeta.

TELEFONES DE CONTATO
67.99973-2014
ENDEREÇO
ROD MS 462 KM 15, s/n | Zona Rural - 79150-000