A avicultura é um ramo da zootecnia dedicado à criação de aves para a produção de alimentos, especialmente carnes e ovos. Esse ramo representa um dos grandes pilares da economia brasileira, movimentando capital e gerando empregos.
O setor da avicultura têm crescido em média entre 4,5 e 5% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira de Produção Animal (ABPA).
Nos últimos 20 anos, a exportação de aves brasileiras cresceu rapidamente, e hoje o Brasil é terceiro na liderança mundial na produção de frangos de corte. Essa expressiva exportação do setor avícola também é acompanhada de extrema importância para abastecimento interno, que apresenta uma grande demanda, já que esses produtos fazem parte da composição da mesa da maioria dos brasileiros.
O mercado da proteína de frango vem crescendo exponencialmente, principalmente porque agrada diferentes nichos de consumidores, e hoje o consumo doméstico de frango representa 50% do consumo total de proteína animal no mundo (IBGE/USDA).
Com as técnicas modernas de criação existentes, é possível obter frangos de corte prontos para o abate com apenas 40 dias. A rapidez desse processo é incrível, mas também fundamental para garantir a oferta da proteína de frango no mercado. Mas, nem sempre foi assim! Anteriormente, a produção de frangos de corte pronto para o abate demorava em torno de 6 meses.
Os números mostram que, mesmo diante de desafios impostos ao setor, como a pandemia de Covid-19, a avicultura ainda tem muito espaço para crescimento no Brasil.
Aqui na Sapé Agro, produzimos em média 850 mil frangos por ano. Contribuímos com uma produção de qualidade que fortalece a cadeia!