A raça angus vem crescendo muito no Brasil ao longo do tempo, por se tratar de uma raça com haptidão para produção de carne com marmoreio, que têm caído no gosto dos consumidores mais exigentes.
A raça Brangus, em contrapartida, foi uma raça desenvolvida através do cruzamento entre gado angus e zebu como forma de dar uma resposta a novas necessidades de produção, adaptação ou de mercado.
Enquanto o gado Angus é 100% taurino, o Brangus é uma raça sintética, com 37,5% de sangue zebuína: números que combinam, na medida certa, a rusticidade do Zebu com o marmoreio, a fertilidade e precocidade reconhecida da raça britânica.
Com relação a carne produzida, o marmoreio do Angus é superior ao do Brangus, o que pode acarretar numa maior valorização do preço da primeira nas gôndolas.
O porte do gado Brangus é médio, com pelo fino e brilhante, com uma coloração negra ou castanha, podendo ainda apresentar algumas pintas brancas na região umbilical.
Na estrutura corporal, Angus e Brangus ficam empatados, pois têm estrutura e rendimentos muito semelhantes no gancho. Na estrutura corporal, Angus e Brangus ficam empatados, pois têm estrutura e rendimentos muito semelhantes no gancho.
Mas uma diferença morfológica notável entre as duas raças é que o boi brangus possui um pequeno cupim entre o pescoço e as espáduas, enquanto que a vaca tem um bom desenvolvimento do úbere e dos tetos. Quanto aos novilhos, eles são extremamente bem aceitos no mercado devido à qualidade de sua carne, bastante marmoreada e com boa distribuição de gordura.
Já o Angus é um gado pouco rústico, apesar da precocidade, e o clima brasileiro é um desafio para a raça. Enquanto isso, o Brangus é também reconhecido pelas suas características produtivas e que chamam atenção dos produtores: precocidade, boa conversão alimentar, eficiência em confinamento, rendimento de carcaça e relação músculo:osso:gordura, marmorização, sabor, textura e maciez da carne.
Portanto, entre as duas, não existe uma raça ideal: existe aquela que melhor atende a realidade do pecuarista e o objetivo da sua produção.