Notícias da Sapé Agro e do Agronegócio

Agronegócio

Colheita sem segredos

  • colheita

Como todos nós já sabemos, a colheita de milho envolve muitas etapas e algumas delas vão começar antes mesmo do momento em que a colheitadeira entra na lavoura. Dessa forma, o sucesso da sua colheita também depende de quais estratégias e técnicas você aplica para esse momento.

Quando se trabalha a campo, existem diversos desafios… a produtividade é o principal deles, mas existem vários outros. Para ter uma boa performance durante a colheita é preciso ter em mente que a qualidade, a sustentabilidade e a otimização de receitas, ou seja, o investimento correto também vão ser fatores preditivos para isso.

Então, como forma de auxílio para os que desejam ter melhores resultados, as tecnologias surgiram e vem sendo bastante utilizada. A partir delas, é possível promover praticidade nas ações, garantir uma execução mais rápida e fácil das tarefas e ter uma melhor escolha de práticas e métodos a serem utilizados durante essa fase de colheita.

Como a colheita já começou, não adianta falarmos aqui de planejamento… portanto, para que não hajam intercorrências maiores, é preciso que você tenha alinhado com a sua equipe os pontos a seguir. Com certeza eles vão melhorar o resultado final da sua colheita!

✔ Manejo de plantas daninhas

Além de afetarem o desenvolvimento da lavoura devido à competição pelos nutrientes que estão disponíveis no solo para seu crescimento, elas podem causar o ‘embuchamento' do maquinário e, como resultado disso, promover um déficit no desempenho total da máquina e, consequentemente, da lavoura.

✔ Manejo de pragas

Além de afetarem a produtividade da própria lavoura, as pragas podem ser espalhadas por toda a área da colheita durante o uso da colheitadeira. Por isso, esse manejo é tão importante desde o início da lavoura. Esse monitoramento constante evita perdas maiores ao final da colheita.

✔ Armazenamento correto dos grãos

Esse armazenamento é feito para garantir que os grãos produzidos estejam protegidos, mantendo suas características desde o momento da colheita até a hora da comercialização. É preciso se atentar para cuidados como proteção contra pragas, formação de micotoxinas, presença de fungos e mofos…

Para garantir essa última etapa, existem diversos tipos de silos voltados exclusivamente para o armazenamento de grãos, que vão variar de acordo com a necessidade de cada produtor e sua quantidade produzida.

Silos metálicos, silos de espera, silos de concreto, silo secador, silo armazenador… existem os mais variados tipos e com as mais variadas funções. Assim, é possível adquirir um que vai garantir o correto armazenamento desses grãos de acordo com o objetivo final do produtor.

Nós sempre realizamos essas três etapas antes do início de cada colheita e nessa colheita de milho não seria diferente! O sucesso dessa operação depende de ações como essas!

Conhece algum outro produtor que também vai realizar a colheita de milho safrinha por agora? Compartilhe esse post com ele.

TELEFONES DE CONTATO
67.99973-2014
ENDEREÇO
ROD MS 462 KM 15, s/n | Zona Rural - 79150-000