A produção de leite na Sapé Agro ocorre no Sistema Cross Ventilation, que é é um modelo americano de produção leiteira que visa maximizar a produtividade e oferecer maior bem-estar às vacas.
As inovações e tecnologias na produção de leite não param de crescer no país e mostram a cada dia, o quão são fundamentais para o crescimento do setor.
No manejo com os animais, como no momento da ordenha, vem aumentando significativamente o uso de robôs. Ligados 24h por dia, 7 dias por semana, eles fazem a ordenha por demanda, ou seja, as vacas escolhem quando querem ser ordenhadas.
Entretanto, no sistema cross-ventilation, os galpões onde ficam as vacas são locais onde tem a ventilação, umidade e temperatura controladas, e podem ou não ter maior ou menor tecnologias agregadas as instalações físicas ou .
Apesar de apresentar menos desafios ambientais e perigos físicos que o sistema de produção de leite a pasto, nos galpões de Cross Ventilation é necessário uma atenção especial ao manejo higiênico-sanitário das instalações.
O acúmulo de matéria orgânica no piso e no ambiente de descanso das vacas pode ser um local propício para proliferação de patógenos, e por isso a rotina de limpeza e desinfecção dos galpões e da sala de ordenha deve ser rigorosa e frequente, para evitar a propagação de doenças infecciosas, como laminite e outras afecções dos cascos.
Além disso, o material que cobre as camas das vacas é trocado com frequência e o ambiente é sanitizado, propiciando maior conforto para elas.