O diagnóstico de gestação precoce é fundamental para aumentar a eficiência produtiva do rebanho! Sabe por quê?
Quanto antes for detectada a prenhez na vaca, maiores serão as chances de reduzir os custos da produção. Isso porque as vacas que não tem sucesso na prenhez podem passar novamente por ressincronização para IATF e posteriormente pode ser realizado o repasse com o touro, encurtando a estação reprodutiva.
Além disso, a detecção precoce da gestação possibilita a mudança de manejo das vacas prenhes. Estas precisam ser remanejadas para um piquete específico para maternidade, além de ter a dieta adaptada.
Mas, para que o Diagnóstico de Gestação seja executado de forma perfeita, alguns cuidados devem ser tomados, como:
Condução dos animais ao brete de forma calma: dessa forma, os animais estarão mais tranquilos durante a palpação no DG.
Equipe técnica capacitada: os colaboradores que irão realizar o manejo devem estar capacitados, evitando perda de tempo e acidentes durante o diagnóstico. Além disso, quanto mais eficiente for o manejo, mais confortáveis estarão os animais.
Equipamentos e materiais à mão: o manejo só deve ser iniciado quando todos os equipamentos necessários estiverem disponíveis para o técnico responsável executar o diagnóstico.
Brete sombreado para visualizar a tela da ultrassom: o excesso de luminosidade pode interferir no resultado do diagnóstico de gestação. Por isso o ambiente deve ser sombreado.
Seguindo esses passos, é possível executar um diagnóstico de gestação com eficiência!