O período das águas voltou e a Sapé Agro está se preparando para iniciar mais uma estação de monta da pecuária de corte!
Como toda fase do processo produtivo, é preciso planejá-la com cuidado e atenção, visando os objetivos que queremos alcançar ao final desse momento.
O objetivo central de uma estação de monta é garantir a maior taxa de prenhez possível das matrizes, para que no próximo ano, nasça um maior número de bezerros saudáveis.
Mas, antes de iniciar, gostaríamos de compartilhar 5 passos importantes para essa fase. Vamos lá?
01) Sanidade do rebanho
Aqui na Sapé, começamos a estação de monta garantindo que todos os nossos animais estejam com a sanidade em dia.
Um rebanho saudável é o primeiro passo para uma estação de monta de sucesso!
Aqui no Mato Grosso do Sul, a vacina para a Febre Aftosa não é mais obrigatória desde o ano passado. Mas, em alguns outros estados, sua aplicação ainda é!
Como a estação de monta coincide com uma das fases de aplicação dessa vacina, é importante se programar para esse manejo com antecedência.
02) Avaliação das matrizes e touros
Nessa fase, avaliamos as matrizes que passarão pela IATF e os touros que serão utilizados para escolha do acasalamento.
Esses aspectos são cruciais para uma boa produção de bezerros.
Nos touros, é feito o exame andrológico, avaliando a viabilidade do sêmen, características morfológicas dos espermatozoides, seu vigor e motilidade. Dessa forma, conseguimos atestar que o touro é saudável e pode ser utilizado na estação de monta.
03) Escore de condição corporal
Esse é um fator determinante para a taxa de prenhez ao final da estação de monta.
Vacas muito magras ou muito gordas possuem dificuldade para emprenhar. Por isso, a avaliação do escore de condição corporal é importante nessa fase.
Em uma escala dividida entre 1 e 9, sendo o 1 uma vaga extremamente magra e o 9, uma vaca extremamente gorda, a condição de escore corporal ideal está entre 5 e 6. Nesse sentido, vacas que não estejam nem muito magras e nem muito gordas.
Para determinar o escore de condição corporal, avaliamos as seguintes partes da vaca: coluna vertebral, costelas, anca e inserção da cauda.
04) Nutrição e ganho de peso das vacas
O desenvolvimento do bezerro é dependente da nutrição da vaca.
As vacas, quando bem nutridas, podem produzir bezerros mais saudáveis e com maior ganho de peso até o desmame. Isso aumenta a rentabilidade do processo produtivo e traz ainda mais resultados para o pecuarista de cria.
É importante ter em mente que o resultado final da estação de monta é dependente de uma série de fatores e nem sempre será possível controlar todos eles.
Mas, planejamento e programando com antecedência e atentando-se aos cuidados necessários que esse momento produtivo exige, é possível colher bons frutos.
Agora, o próximo passo é compartilhar essa informação com mais alguém que está para iniciar a estação de monta!