Agronegócio

O agronegócio vai melhorar ainda mais

  • o_agronegocio_vai_melhorar_ainda_mais_01

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no ano passado, o PIB do agronegócio brasileiro avançou 24,31%, comparado ao ano anterior, e teve participação de 26,6% no PIB do país.

Quando nos preparamos para atender às necessidades cada vez mais crescentes do mercado e da produção esperadas para o ano de 2023, o que espera é um recorde na produção de grãos. Essa pode chegar a 268,9 milhões de toneladas, principalmente considerando a soja e o milho.

Também há a expectativa de que o nosso país avance o recorde de exportação de grãos e vá além da marca do ano passado, exportando mais de 83 milhões de toneladas de soja.

Esse é um dos setores que mais cresce mundialmente, sendo considerado protagonista no cenário global, a evolução do agronegócio só foi possível pelo intermédio da tecnologia.

Dessa forma, há sistemas mais eficientes, dinâmicos e, principalmente, sustentáveis sendo criados a partir dessa monetização tecnológica e que são capazes de transformar a realidade não só da agricultura, mas também da pecuária no Brasil e no mundo.

Esse avanço na inovação é permeado por vários aspectos sendo, o principal deles, a sustentabilidade, combinados com diversas ferramentas digitais como a internet das coisas e agricultura de precisão, entre variadas outras.

Levando em consideração uma pesquisa feita pelo Ministério da Agricultura, cerca de 67% das propriedades rurais já utilizam algum tipo de tecnologia que auxilia na gestão da produção, fornece informações sobre maquinários, realiza controle de estoque ou de armazenagem.

Isso, por si só, já é um avanço na produção brasileira! Mas, você também concorda que dá pra melhorar, certo?

São essas tecnologias que vêm sendo utilizadas também como meio para a compra e venda de insumos e da produção em si, favorecendo de forma efetiva a melhoria do processo e o aumento da qualidade da produção, produtividade e, claro, a lucratividade.

Algumas fortes tendências tecnológicas para os próximos anos:

  • Equipamentos autônomos;

  • Agricultura de precisão;

  • Aplicativos e softwares de gestão;

  • Inteligência artificial

Com o avanço das tecnologias no campo e das técnicas de manejo, a produtividade começou a ser ainda mais eficiente! Sendo assim, ela deixou de depender exclusivamente da área plantada e passou a ser capaz de produzir cada vez mais dentro de uma mesma área.

Esses são alguns dos benefícios que as variadas inovações tecnológicas trouxeram para o setor:

✔ Significativa diminuição de custos de produção;
✔ Redução dos desperdícios;
✔ Otimização da produtividade das safras;
✔ Implementação de processos muito mais sustentáveis; e muitas outras!

Sendo assim, esse é o maior benefício que o uso dos recursos tecnológicos traz para quem produz: o aumento da produtividade.

TELEFONES DE CONTATO
67.99973-2014
ENDEREÇO
ROD MS 462 KM 15, s/n | Zona Rural - 79150-000