Como um dos países com maior rebanho comercial de bovinos do mundo, o futuro da pecuária de corte está em nossas mãos. Você tem se preparado para isso?
Ao longo desse período de nascimento, os pecuaristas e os materneiros precisam ter bastante atenção aos cuidados com os bezerros neonatos. O alinhamento prévio dos colaboradores é uma ótima estratégia para que o manejo realizado seja com o menor potencial de estresse para esses animais.
Quando os bezerros nascem na fazenda, é fundamental que sejam providenciadas as condições adequadas para recebê-los. Isso vai incluir um local limpo e protegido, como os piquetes maternidade.
Além disso, é importante disponibilizar água e alimentação de qualidade desde o início, para suprir suas necessidades básicas e auxiliar no seu crescimento.
Um manejo correto durante a estação de nascimento reflete no comportamento e no ganho de peso dos animais ao longo de sua vida.
Aqui na Sapé Agro, nós nos preparamos para esse momento de forma a integrar toda a equipe de vaqueiros para oferecer os melhores cuidados para cada bezerro nascido.
Quando um bezerro nasce, tomamos os principais cuidados:
Mamada do colostro
Cura de umbigo
Identificação para registro
A criação de bezerros de corte requer um manejo adequado, desde o nascimento até o desmame. Os bezerros devem ser monitorados diariamente para identificar possíveis problemas de saúde ou enfermidades.
É importante observar o comportamento dos animais, seu apetite, a condição corporal e outros sinais de alerta, como diarreia e respiração ofegante.
Ao investir nos cuidados iniciais, o produtor está criando as bases para uma produção animal de qualidade, com animais saudáveis e produtivos, que geram retorno financeiro e contribuem para o crescimento e o desenvolvimento da fazenda.
Portanto, não economize esforços e recursos quando se trata dos cuidados iniciais com os bezerros. O impacto positivo a longo prazo na produção animal e na fazenda será evidente.