Nós sabemos que a cana-de-açúcar tem grande importância no Brasil. Porém, só é possível verificar a produção do canavial realmente no momento da colheita. Você acredita que atinge o máximo de sua produção?
Nesse momento da colheita é possível perceber o lucro ou as perdas da produção. Por isso, é importante que esse processo seja feito com a maior qualidade e atenção possíveis para que se tenha uma produção de fato mais eficiente.
Assim, é preciso se planejar para o melhor momento de colheita, a fim de obter uma maior maturação da cana-de-açúcar, levando em consideração todos os equipamentos que serão necessários, mão de obra, custos envolvidos, entre outros.
Se a colheita não for bem planejada, podem ocorrer muitas perdas! E, definitivamente, não é isso que você deseja depois de tanto esforço. Correto?
Aqui estão alguns fundamentos interessantes e que vão te auxiliar a se planejar melhor para esse momento:
1. PLANEJAMENTO DA COLHEITA
Esse passo, na realidade, já deveria ter sido feito antes mesmo do momento do plantio. Mas, caso não tenha feito, fica a dica para os próximos anos! Ele te ajudará durante todo o ciclo da cultura.
Ele vai variar em função da variedade escolhida, época de plantio, tipo de solo da sua propriedade, condição climáticas da sua região, tipo de espaçamento e plantio utilizado.
2. MATURAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Alguns agricultores possuem dúvidas em relação ao melhor momento para se colher a cana-de-açúcar. Vamos deixar claro aqui qual é esse momento: é quando ela atinge o máximo de maturação, conhecido como teor de açúcar, ou seja, quando o açúcar sai das folhas e se acumula no colmo da cana.
Esse é o momento ideal para iniciar sua colheita. Já deixa anotado para não perder o ponto nos próximos anos!
3. INVISTA EM TECNOLOGIA E MÃO DE OBRA QUALIFICADA
É extremamente importante que os equipamentos a serem utilizados durante o processo colheita estejam em perfeitas condições, com todas as manutenções feitas e registradas. Você não quer nenhum tipo de acidente nesse período, não é mesmo?
Foque em utilizar máquinas e equipamentos que sejam compatíveis ao tipo de plantio para não correr risco de não ter uma colheita eficiente, além de ter mão de obra qualificada e treinada para esse processo.
Com esses três fundamentos, já é possível realizar uma colheita de cana-de-açúcar eficiente, evitando perdas significativas na sua produção!